A Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, visita nos dias 16 e 17 de abril as ilhas das Flores e do Corvo, a convite do eurodeputado André Franqueira Rodrigues, para acompanhar projetos financiados por fundos europeus e reforçar a presença da União Europeia nas Regiões Ultraperiféricas.
A visita inclui deslocações a infraestruturas apoiadas por fundos comunitários, contactos com autoridades locais e uma sessão com jovens estudantes, com o objetivo de aproximar as instituições europeias das populações e avaliar no terreno o impacto dos investimentos realizados.
Para o eurodeputado André Franqueira Rodrigues, “A presença das instituições europeias nestes territórios é essencial para garantir que nenhum fica para trás. A política de coesão traduz-se em investimentos concretos, com impacto direto na vida das comunidades, mas exige também uma avaliação permanente das necessidades específicas das regiões ultraperiféricas.”
Para a Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia de Moreira de Sousa, “A política de coesão tem uma escolha política clara: garantir que as regiões ultraperiféricas sejam uma prioridade estratégica da União. Estes territórios estão na linha da frente — geográfica, económica e até geopolítica — e é por isso que investimos neles com ambição, para aproveitar as oportunidades que oferecem, reforçar a sua resiliência e assegurar que todos beneficiam plenamente do projeto europeu.”
No dia 16, a comitiva visita o Porto das Lajes das Flores, cuja reconstrução contou com apoio do Fundo Europeu de Solidariedade, permitindo avaliar a resposta europeia a situações de emergência e o reforço da resiliência das infraestruturas.
A agenda contempla também a sessão “Café Açores Europa”, na Escola EB Secundária das Lajes das Flores, no dia 16, com cerca de 100 alunos, promovendo o diálogo direto entre jovens e representantes europeus.
Ainda na tarde desse dia, a Chefe de Representação e o Eurodeputado visitarão o Centro Cultural de Santa Cruz das Flores, o futuro parque industrial de Vales e o loteamento habitacional na Terça, no Concelho de Santa Cruz, acompanhados pela Presidente de Câmara daquele concelho.
No Corvo, estão previstas visitas à incubadora de empresas e a intervenções na área da ETAR, projetos que ilustram o papel dos fundos europeus no desenvolvimento económico e ambiental de territórios de pequena dimensão. A deslocação inclui ainda uma passagem pelo Caldeirão.
11h30 - Visita ao Porto das Lajes das Flores
Local: Porto das Lajes das Flores
13h30 - Café Açores Europa com jovens do 9º ao 12º ano
Local: EBS das Lajes das Flores
15h30 - Encontro com a Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, Maria Elisabete Avelar Noia, e visita a projetos no Concelho (Centro Cultural Santa Cruz das Flores, Parque Lazer Altio, Futuro parque industrial Vales e Loteamento habitacional na Terça).
Local: C.M de Santa Cruz das Flores
09h00 - Visita à Incubadora de empresas do Corvo e projeto envolvente à ETAR
10h00 - Visita ao Caldeirão